Planejamento Estratégico pelo BSC para Laboratórios Ver maior

Planejamento Estratégico pelo BSC para Laboratórios

FTT 006-09-03

Objetivo do curso: Orientar quanto à aplicação dos conceitos, técnicas e ferramentas de Planejamento Estratégico para Laboratórios.

Local: In company 

Modalidade: Online/Ao vivo - Presencial

Coordenação: Adriana Santos

Carga horária: 08h

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Objetivos

  • Orientar quanto à aplicação dos conceitos, técnicas e ferramentas de Planejamento Estratégico para Laboratórios.
  • Proporcionar vivência e experiências em planejamento estratégico, bem como na administração da estratégia de um Laboratório, por ser um treinamento prático-teórico;
  • Promover o aprendizado em profundidade por meio da interação e troca de experiências.

Público Alvo

Profissionais que atuam ou buscam competência para atuar na construção ou no desdobramento estratégico do Laboratório, trazendo resultados efetivos para a instituição, tal como diretores, gestores, especialistas, analistas, técnicos, consultores, auditores e demais interessados em compreender e adotar os conceitos, técnicas e ferramentas no processo planejamento e implementação do BSC - Balanced Scorecard.

Conteúdo programático

Parte 1 - Introdução

  • A importância do Planejamento Estratégico para o Empresário, a Empresa e o Mercado;
  • Planejamento Estratégico - Introdução, conceitos, procedimentos e sistemáticas de desenvolvimento e gestão;
  • A importância da definição dos papéis da equipe de Planejamento Estratégico;
  • Estruturação do Case a estudado.

Parte 2 - Conhecimento do Negócio e da Empresa - Estudo de Cenários

  • Análise do cenário/contexto dos negócios: as tendências políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e legais e seu impacto no Laboratório;
  • Análise do ambiente competitivo: a estratégia competitiva dos principais concorrentes, a proposição de valor para o cliente, as cinco forças competitivas, a cadeia de valor e as competências essenciais.

Parte 3 - Análise construção e/ou reconstrução dos direcionadores estratégicos

  • Missão;
  • Competências essenciais;
  • O negócio;
  • Os produtos;
  • Visão;
  • Valores;
  • Políticas Organizacionais e Institucionais;

Parte 4 - Formulação das estratégias do Negócio

  • Análise dos cenários por meio do SWOT - pontos fortes e dos pontos fracos da empresa, das ameaças e oportunidades e a definição das alternativas estratégicas do negócio;
  • Identificação dos fatores críticos de sucesso;
  • Definição das vantagens competitivas;
  • Escolha da estratégia empresarial e definição dos temas estratégicos.

Parte 5 - Gestão estratégica pelo BSC - Balanced Scorecard

  • Os principais conceitos da metodologia do Balanced Scorecard;
  • Balanced Scorecard: objetivos, medidas e gestão estratégica;
  • O Balanced Scorecard como um modelo de gestão estratégica;
  • Formulação dos objetivos estratégicos nas perspectivas: financeira, clientes, aprendizado, crescimento, processos internos;
  • Integrando as perspectivas à estratégia;
  • Desdobramento das estratégias em objetivos táticos e operacionais;
  • Administrando a Estratégia: alinhamento estratégico, metas e alocação de recursos, aprendizado estratégico;
  • Implantação de um Balanced Scorecard nos níveis organizacionais: Estratégico, Tático e Operacional;

Parte 6 – Estudo de casos e exercícios

  • Estudos de casos e exercícios.

Material fornecido

  • Apostila com o conteúdo do treinamento;
  • Certificado de participação.

Carga Horária

  • 08 Horas.