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Objetivos
- Proporcionar ferramentas para melhoria dos processos e seus resultados;
- Proporcionar à Organização conhecimento geral sobre os processo e desenvolvimento de indicadores, a partir da visão sistêmica;
- Apresentar modelo de integração da Avaliação de Desempenho com os processos organizacionais, com foco nos resultados e na competitividade empresarial;
- Capacitar o participante a mapear seus processos e construir Indicadores de desempenho nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Público Alvo
Profissionais que atuam ou buscam competência para atuar com mapeamento e melhoria de processos e/ou indicadores de desempenho, tal como gestores, pesquisadores, especialistas, analistas, técnicos, consultores, auditores e demais interessados em compreender, melhorar e atualizar seu conhecimento e competências no referido tema.
Conteúdo programático
Parte 1 - Fundamentos da metodologia de mapeamento e redesenho de processos
- Mapeamento e Gestão por Processo;
- Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade;
- Diagrama da Gestão (PDCA);
- Gestão de Processos & Gestão por Processos;
Parte 2 - Mapeamento e redesenho dos processos
- Cadeia de Valor no Laboratório;
- Conceito de Macroprocesso, processo, subprocesso, atividade, tarefa;
- Objetivo dos processos;
- Sistemática para mapeamento dos processos com base em entrevistas com foco em tarefas, atividades e entregas;
- Documentação dos processos;
- Matriz SIPOC;
- Construção de Fluxogramas.
- A Estrutura Organizacional Matricial orientada aos Processos;
- Análise e melhoria dos processos.
Parte 3 - Avaliação e escolha de Métricas de Desempenho
- Os elementos do planejamento estratégico - BSC;
- Caracterização e entendimento da Cadeia de valor;
- Definição de Objetivos e Métricas de Desempenho (S.M.A.R.T.);
Parte 4 - Construção/desdobramento de Indicadores de Desempenho
- Alinhamento Estratégico - pela aplicação da Metodologia Balanced Scorecard (BSC);
- Tipologia e descrição dos Indicadores de Desempenho (outcomes e drivers) / (taxas e índices);
- Implantação e implementação dos Indicadores de Desempenho (KPIs) nos diversos níveis;
- Gestão Baseada em Objetivos de Desempenho.
- Estudo de casos e exercícios
Material fornecido
- Apostila eletrônica com o conteúdo normativo para o treinamento;
- Certificado eletrônico aos participantes que cumprirem a carga horária igual ou superior à 75% da carga total.
Carga Horária