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Objetivos
- Capacitar os participantes a entenderem e estabelecerem um Sistemas de Gestão Antissuborno (SGAS), visando inclusive a possibilidade de sua certificação;
- Auxiliar na compreensão dos termos e definições relacionados ao SGAS;
- Orientar os participantes a desenvolverem, implementarem e disseminarem os processos necessários na Gestão Antissuborno;
- Viabilizar a implementação do processo de riscos oriundos de subornos, incluindo a identificação, avaliação, estabelecimento de controles e verificação de suas respectivas eficácias, de forma a detectar, prevenir e responder a situações de subornos.
Público Alvo
Profissionais que atuam com processos nos quais existem maior risco de suborno como as áreas financeira, comercial, suprimentos, logística, bem como outras expostas a um elevado nível de suborno.
Dentre estes profissionais, destacamos os que têm atuação em nome da organização, com a função de compliance antissuborno, gestores da área jurídica, direção empresarial e parceiros de negócios (clientes, joint ventures, consórcios, provedores externos, representantes, agentes públicos, distribuidores, intermediários e investidores) e quaisquer outros que possam inserir riscos de suborno para a organização
Conteúdo programático
- 0 Introdução;
- 1 Escopo;
- 2 Referência normativa;
- 3 Termos e definições;
- 4 Contexto da organização
- 4.1 Entendendo a organização e seu contexto
- 4.2 Entendendo as necessidades e as expectativas das partes interessadas
- 4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão antissuborno
- 4.4 Sistema de gestão antissuborno
- 4.5 Processo de avaliação de riscos de suborno
- 5 Liderança
- 5.1 Liderança e comprometimento
- 5.1.1 Órgão Diretivo
- 5.1.2 Alta Direção
- 5.2 Política antissuborno
- 5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
- 5.3.1 Papéis e responsabilidades
- 5.3.2 Função de compliance antissuborno
- 5.3.3 Tomada de decisão delegada
- 6 Planejamento
- 6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
- 6.2 Objetivos antissuborno e planejamento para alcançá-los
- 7 Apoio
- 7.1 Recursos
- 7.2 Competência
- 7.2.1 Generalidades
- 7.2.2 Processo de contratação de pessoal
- 7.3 Conscientização e treinamento
- 7.4 Comunicação
- 7.5 Informação documentada
- 7.5.1 Generalidades
- 7.5.2 Criando e atualizando
- 7.5.3 Controle da informação documentada
- 8 Operação
- 8.1 Planejamento e controle operacionais
- 8.2 Due diligence
- 8.3 Controles financeiros
- 8.4 Controles não financeiros
- 8.5 Implementação de controles antissuborno por organizações controladas e por parceiros de negócio
- 8.6 Comprometimentos antissuborno
- 8.7 Presentes, hospitalidade, doações e benefícios similares
- 8.8 Gerenciando controles de inadequação de antissuborno
- 8.9 Levantando preocupações
- 8.10 Investigando e lidando com suborno
- 9 Avaliação do desempenho
- 9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação
- 9.2 Auditoria interna
- 9.3 Análise crítica pela Direção
- 9.3.1 Análise crítica pela Alta Direção
- 9.3.2 Análise crítica pelo Órgão Diretivo
- 9.4 Análise crítica pela função de compliance antissuborno
- 10 Melhoria
- 10.1 Não conformidade e ação corretiva
- 10.2 Melhoria contínua
Material fornecido
- Apostila eletrônica com o conteúdo normativo para o treinamento;
- Certificado eletrônico aos participantes que cumprirem a carga horária igual ou superior à 75% da carga total.
Carga Horária