Leitura e interpretação ISO 9001:2015 Ver maior

Interpretação e aplicação ISO 9001:2015

Objetivo do curso: Análise, interpretação e orientações para aplicação da ISO 9001:2015

Local: Avenida Paulista São Paulo-SP (detalhes serão informados no contato de confirmação de realização do curso)

Coordenação: Adriana Santos

Carga horária: 16h

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Objetivo do curso 

  • Proporcionar uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e princípios da Gestão da Qualidade;
  • Interpretar técnica e detalhadamente os requisitos normativos da ABNT NBR ISO 9001:2015, possibilitando ilustração de sua aplicação;
  • Demonstrar as 10 principais alterações da versão 2008 para a 2015;
  • Capacitar na implementação e/ou adequação das exigências dos requisitos do modelo internacional de Sistema de Gestão da Qualidade - ABNT NBR ISO 9001:2015.

Público alvo 

Profissionais que atuam ou buscam competência para atuar com o modelo internacional de Sistema de Gestão da Qualidade, tal como gestores, especialistas, analistas, técnicos, consultores, auditores e demais interessados em compreender, melhorar e atualizar seu conhecimento de acordo com a versão da norma ABNT NBR ISO 9001:2015.



Conteúdo programático 

  • As principais mudanças da nova ABNT NBR ISO 9001 Revisão 2015
  • Os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade
  • Princípios da Qualidade
  • 0. Introdução
  • 1. Escopo
  • 2. Referências Normativas
  • 3. Termos e Definições
  • 4. Contexto da organização
  • 4.1. Entendendo a organização e seu contexto
  • 4.2. Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas
  • 4.3. Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
  • 4.4. Sistema de gestão da qualidade e seus processos
  • 5. Liderança
  • 5.1. Liderança e comprometimento
  • 5.2. Política da qualidade
  • 5.3. Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
  • 6. Planejamento
  • 6.1. Ações para abordar riscos e oportunidades
  • 6.2. Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los
  • 6.3. Planejamento de mudanças
  • 7. Apoio
  • 7.1. Recursos
  • 7.2. Competência
  • 7.3. Conscientização
  • 7.4. Comunicação
  • 7.5. Informação documentada
  • 8. Operação
  • 8.1. Planejamento e controle operacional
  • 8.2. Requisitos para produtos e serviços
  • 8.3. Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
  • 8.4. Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
  • 8.5. Produção e provisão de serviço
  • 8.6. Liberação de produtos e serviços
  • 8.7. Controle de saídas não conformes
  • 9. Avaliação de desempenho
  • 9.1. Monitoramento, medição, análise e avaliação
  • 9.2. Auditoria interna
  • 9.3. Análise crítica pela direção
  • 10. Melhoria
  • 10.1. Generalidades
  • 10.2. Não conformidade e ação corretiva
  • 10.3. Melhoria contínua
  • Estudos de casos e exercícios.



Material fornecido 

Apostila com o conteúdo do treinamento.
Certificado de participação.

Carga horária

16 Horas.