Laboratórios Clínicos - Requisitos de qualidade e competência ABNT NBR ISO 15189:2015 Ver maior

Laboratórios Clínicos - Requisitos de qualidade e competência ABNT NBR ISO 15189:2015

Objetivo do curso: Proporcionar uma visão abrangente sobre os conceitos de Acreditação de Laboratórios Clínicos

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Carga horária: 16h

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Objetivo do curso 

  • Proporcionar uma visão abrangente sobre os conceitos de Acreditação de Laboratórios Clínicos;
  • Interpretar técnica e detalhadamente os requisitos normativos da ABNT NBR ISO 15189:2015, possibilitando ilustração de sua aplicação;
  • Demonstrar as principais alterações da versão 2008 para a 2015;
  • Capacitar na implementação / adequação das exigências dos requisitos do modelo internacional de Requisitos de qualidade e competência para Laboratórios Clínicos - ABNT NBR ISO 15189:2015.

Público alvo 
Profissionais que atuam ou buscam competência para atuar com o modelo internacional de Requisitos de qualidade e competência para Laboratórios Clínicos, tal como gestores, especialistas, analistas, técnicos, consultores, auditores e demais interessados em compreender, melhorar e atualizar seu conhecimento de acordo com a versão da norma ABNT NBR ISO 15189:2015. 

Conteúdo programático 

Parte 1 - Nivelamento de conhecimento e conceitos em Gestão da Qualidade para Laboratórios Clínicos

    • ·Termos e definições - Acreditação de Laboratórios Clínicos;
    • ·O Ciclo PDCA - A base da norma ABNT NBR ISO 15189:2015;
    • ·As principais mudanças da ABNT NBR ISO 15189 Revisão 2015;
    • ·Os benefícios de um Sistema de gestão da qualidade focado em requisitos de qualidade e competência.

Parte 2 - Interpretação dos requisitos da ABNT NBR ISO 15189:2015

  • ·Prefácio Nacional
  • ·0. Introdução
  • ·1. Escopo
  • ·2. Referências Normativas
  • ·3. Termos e Definições
  • ·4. Requisitos da Direção
  • ·4.1. Organização e responsabilidade da direção
  • ·4.2. Sistema de gestão da qualidade
  • ·4.3. Controle de documentos
  • ·4.4. Contratos de serviço
  • ·4.5. Exames realizados por laboratório de apoio
  • ·4.6. Suprimentos e serviços externos
  • ·4.7. Serviços de consultoria
  • ·4.8. Tratamento de reclamações
  • ·4.9. Identificação e controle de não conformidades
  • ·4.10. Ação corretiva
  • ·4.11. Ação preventiva
  • ·4.12. Melhoria contínua
  • ·4.13. Controle de registros
  • ·4.14. Avaliação e auditorias
  • ·4.15. Análise crítica pela direção
  • ·5. Requisitos Técnicos
  • ·5.1. Pessoal
  • ·5.2. Acomodações e condições ambientais
  • ·5.3. Equipamentos, reagentes e materiais de consumo do laboratório
  • ·5.4. Processos pré-analíticos
  • ·5.5. Processos analíticos
  • ·5.6. Garantia da qualidade de resultados de exames
  • ·5.7. Processos pós-analíticos
  • ·5.8. Emissão de laudos
  • ·5.9. Liberação de resultados
  • ·5.10. Gerenciamento de informações laboratoriais
  • ·Estudos de casos e exercícios.



Material fornecido 

Apostila com o conteúdo do treinamento.
Certificado de participação.

Carga horária

16 Horas.